terça-feira, 10 de abril de 2012

Farmacoeconomia é considerada uma das 20 carreiras mais promissoras da atualidade


Enquete da Revista Veja incluiu a Farmacoeconomia como uma das 20 carreiras que estão em alta.


A Farmacoeconomia é um termo relativamente recente que se refere à aplicação da economia ao estudo dos medicamentos. Surgiu no final dos anos 80 e baseia-se na economia da saúde, que visa melhorar a eficiência dos gastos nos sistemas de saúde.


SUS - Sistema Único de Saúde, apesar de ter como premissa que os direitos de saúde da população são universais, equânimes e com vistas à integralidade, possui recursos orçamentários limitados. Este fato gera a necessidade de desenvolver métodos que possam auxiliar na tomada de decisão, entre optar por um tipo de intervenção em saúde, ou por outro, do ponto de vista econômico.



Desta forma, as avaliações econômicas têm cada vez mais importância no sistema de saúde, já que auxiliam o gestor a tomar a melhor decisão em relação às práticas de saúde.



Na sociedade contemporânea, a tendência tem apontado a intersetorialidade como uma estratégia a ser utilizada para que as soluções dos problemas sociais (que geralmente são globais) sejam alcançadas e gerem resolutividade. Podemos citar o Biodireito, a Bioinformática e, também, a Farmacoeconomia.



Geralmente, os profissionais que trabalham com Farmacoeconomia devem ter formação acadêmica em Farmácia e/ou em Economia, com especialização na área. Uma notícia boa para os interessados é que a Farmacoeconomia foi apontada pela Revista Veja, edição de 22 de junho de 2011, como uma das 20 carreiras mais promissoras do momento.



Portanto, esta é uma boa dica para quem é da área farmacêutica ou econômica e quiser estudar mais sobre o assunto.
Fonte: InstitutoSalus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário