terça-feira, 10 de abril de 2012

Mais da metade dos médicos no Brasil atuam em apenas sete especialidades


Quase 53% dos médicos em atividade no Brasil estão concentrados em apenas sete especialidades.


O Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), divulgaram um estudo feito em 2011 sobre a Demografia Médica no Brasil.

Entre os resultados, o estudo aponta a distribuição dos médicos especialistas no país. Dos 371.788 médicos brasileiros em atividade, 55,1% são especialistas. Os demais 44,9% são generalistas. A razão no país é de 1,23especialista para cada generalista.

Especialidades médicas com maior número de profissionais:

Das especialidades médicas, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia (GO) concentram quase um quarto dos especialistas. Ou seja, essas duas especialidades reúnem 24,46% do universo de especialistas em atividade no Brasil.

Além disso, o estudo revelou que sete especialidades concentram mais da metade dos profissionais, 52,75% deles. As dez primeiras no ranking com mais especialistas reúnem 64,97% do total de médicos titulados. Além de Pediatria e GO, estão Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Medicina do Trabalho, Cardiologia, e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Em relação à distribuição geográfica dos especialistas, o panorama apresentado mostra que todas as especialidades citadas estão mais concentradas nas regiões sudeste e sul, respectivamente. A terceira região brasileira de maior concentração é a região nordeste. O estudo evidenciou, portanto, que a concentração de especialistas acompanha a distribuição dosmédicos, no geral.

Os pediatras, especialistas em clínica médica, ginecologistas e obstetras e cirurgiões gerais estão localizados em maior número nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Especialidades médicas com menor número de profissionais:

De acordo com o estudo da Demografia Médica no Brasil, as vinte especialidades com menos profissionais atuantes no país são, em ordem decrescente: Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Endoscopia, Medicina Preventiva e Social, Cirurgia Pediátrica, Coloproctologia, Alergia e Imunologia, Geriatria, Nutrologia, Mastologia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Nuclear, Cirurgia Torácica, Radioterapia, Medicina Esportiva, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Medicina Legal e Perícia Médica, Angiologia, Cirurgia da Mão, Genética Médica.

Algumas áreas, como geriatria, que conta ainda com número reduzido de profissionais (716 especialistas), pode ser uma sugestão para quem ainda não está no mercado de trabalho, já que oBrasil está passando por um processo de envelhecimento populacional. Estudos indicam que, em 2050, quase 20% da população brasileira será de pessoas acima dos 65 anos.
Fonte: Instituto Salus

Nenhum comentário:

Postar um comentário